Dr Lucas Lima

Sobre o Dr. Lucas Lima

“Temos em Belo Horizonte a tecnologia necessária para oferecer o melhor tratamento possível para a grande maioria dos pacientes com lesões cerebrais, incluindo os tumores. Foquei em me especializar para ser capaz de realizar cirurgias neurológicas complexas reduzindo o risco para o paciente. A experiência do cirurgião pode fazer grande diferença no desfecho de uma doença neurológica."

Dr Lucas Ramos Lima

Trajetória

Inspirado pelo exemplo de seu pai, um pediatra dedicado e apaixonado pelo cuidado de seus pacientes, o Dr. Lucas nutria desde muito novo o interesse em se tornar médico. Achava fantástico como o tratamento de uma doença pode mudar tanto a vida de um paciente e das pessoas que cuidam e se preocupam com aquela pessoa.

Formou-se médico pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2010. Em seguida, ingressou na concorrida residência de neurocirurgia da Rede Fhemig, atuando nos hospitais Felicio Rocho e João XXIII. Teve a oportunidade de aprender variadas técnicas neurocirúrgicas com grandes expoentes da neurocirurgia mineira. Apresentou, desde o início, interesse especial no tratamento das lesões cerebrais, como tumores, aneurismas e malformações vasculares. Realizou diversos cursos, ainda durante a residência, para complementar a sua formação focada no tratamento das lesões cerebrais.

Ao término da residência e com uma visão mais ampla das possibilidades de tratamento para as lesões cerebrais, decidiu se especializar em grandes centros de referência mundial de neurocirurgia.

Inicialmente, permaneceu 2 meses como médico observador no Barrow Neurological Institute, em Phoenix, Arizona, no Estados Unidos. O hospital possui o maior volume de cirurgias neurológicas dos Estados Unidos. O Dr. Lucas teve a oportunidade de acompanhar grandes neurocirurgiões, em especial o Dr. Robert Spetzler, considerado um dos neurocirurgiões mais importantes de todos os tempos, trabalhando com cirurgia para tumores cerebrais, aneurismas e malformações vasculares. 

Em seguida, permaneceu mais 1 mês como médico observador no Brigham and Women’s Hospital, da Faculdade de Medicina de Harvard, em Boston, Estados Unidos. Lá, teve a oportunidade de acompanhar o dr. Ossama Al-Mefty, maior referência mundial nas cirurgias dos meningiomas; o dr. Edward Laws, que já realizou mais de 6000 cirurgias endoscópicas para tumores como os adenomas hipofisários; e o dr. Antonio Chiocca, neurocirurgião e pesquisador, expoente no tratamento dos gliomas.

Posteriormente, viajou para Columbus, nos Estados Unidos, onde atuou por 6 meses como médico pesquisador no Werner Medical Center, da Ohio State University. Durante esse período, foi orientado pelos Drs. Daniel Prevedello, neurocirurgião, e Ricardo Carrau, otorrinolaringologista, dois dos principais nomes do mundo no tratamento dos tumores hipofisários e demais lesões da base  crânio tratadas por via endoscópica endonasal. Além de acompanhar as atividade clínicas e cirúrgicas, treinou exaustivamente os principais acessos para as lesões cerebrais em peças anatômicas, em especial os acessos realizados por vídeo a partir do nariz.

Em seguida, retornou para Belo Horizonte e ingressou no corpo clínico e nas equipes de neurocirurgia dos hospitais Biocor, Felicio Rocho, São Francisco de Assis e Vila da Serra. Desde então trabalha nesses hospitais como neurocirurgião e como preceptor de residência médica de neurocirurgia. 

Em 2020 ainda retornou para uma nova estadia de 30 dias em Houston, nos Estados Unidos. Permaneceu no MD Anderson Cancer Center, referência mundial no tratamento dos tumores cerebrais, para aprofundar o seu conhecimento sobre o  tratamento dos gliomas cerebrais, incluindo as cirurgias com os pacientes acordados.

Com 14 anos dedicados à neurocirurgia e focado sobretudo nas cirurgias dos tumores cerebrais, o Dr. Lucas aprimorou a sua técnica cirúrgica e hoje é considerado referência nesse tipo de cirurgia. É convidado frequentemente para dar palestras em congressos nacionais e internacionais sobre o tema. Com alguma frequência recebe também colegas do Brasil e da America Latina interessados em aprender mais sobre as cirurgias dos tumores cerebrais e da base do crânio.

Em 2024, o Dr. Lucas exerceu o cargo de diretor executivo do VIII Congresso Latino-Americano de Neuroendoscopia. No mesmo ano foi nomeado como Membro do Comitê de Neuroendoscopia da Federação Mundial das Sociedades de Neurocirurgia ( World Federation of Neurosurgical Societies – WFNS).

Além da assistência direta aos pacientes, o Dr. Lucas é engajado e tem projetos na área da neurocirurgia global, que visa dar treinamento e condições de trabalho à neurocirurgiões em áreas mais carentes e consequentemente tratamento adequado e em tempo hábil para os pacientes que o necessitem. Profissionais interessados em ajudar podem entrar em contato direto com o Dr. Lucas.